quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Inter-SM vence Rio-Nal no fim e mantém chances de classificação

Time da casa saiu atrás no placar, mas virou com dois gols no final da partida.


Apesar de estarem mal na tabela, Inter-SM e Riograndense fizeram um bom clássico no Estádio Presidente Vargas, esta noite, em Santa Maria. Mesmo com Tiago Duarte, inspirado e marcando um dos gols, o Inter-SM conseguiu virar o resultado do clássico aos 43 minutos e vencer por 3 a 2. Essa foi a primeira vitória alvirrubra na Copinha, o que não tira a equipe da lanterna do grupo B, mas mantém o time na briga por uma vaga à próxima fase, com quatro pontos. O Riograndense se mantém com cinco pontos, na sexta colocação.

A partida disputada no campo pesado do Presidente Vargas, começou com o Inter-SM fazendo pressão sobre o rival. Aos 3 minutos, Alex Pires quase marcou, de cabeça, após cuzamento que veio do lado direito do ataque alvirrubro. Mas o Riograndense tinha em campo o homem Rio-Nal, Tiago Duarte, autor de 3 gols nos três clássicos anteriores da temporada. No encontro de ontem á noite, ele precisou de apenas 6 minutos para aproveitar uma cobrança de escanteio e desviar de cabeça, pra mandar a bola no fundo das redes e fazer 1 a 0 Riograndense, confirmando o apelido de "homem Rio-Nal".

A comemoração de Tiago Duarte com a torcida esmeraldina, pelo quarto gol dele em clássicos Rio-Nal, nesta temporada, durou pouco. Já na saída de bola, Alex Pires comandou o ataque do inter-SM e cruzou rasteiro. A bola encontrou os pés de Leandro Fernandes, caído, para empatar o clássico aos 7 minutos, 1 a 1. A igualdade manteve o Inter-SM no ataque. Em duas boas jogadas, Douglas Tuchê arrancou pelo lado direito com a bola. Na primeira, o lateral alvirrubro chutou por cima. Na outra, Tuchê chutou sobre a defesa esmeraldina. Aos 34, Leandro Fernandes quase virou o placar em jogada semelhante ao gol de empate do Inter-SM. 

No lance mais polêmico do clássico, o Inter-SM partia ao ataque com Gustavo Sapeca. O atacante do Inter-SM estava dentro da área e tentou encobrir Anderson. O  lateral subiu mais alto e a bola bateu no peito dele, gerando reclamação de pênalti por parte do Inter-SM.

No segundo tempo, mal a bola havia saído e o "homem Rio-Nal", Tiago Duarte, desequilibrou outra vez. Em cobrança de falta, da intermediária, Chiquinho colocou a bola  quase na pequena área. O "homem Rio-Nal" só esticou a perna direita para alcançar a bola,  e fazer 2 a 1 Riograndense. Um minuto depois, Chiquinho ficou cara a cara com Ismael, mas não marcou o terceiro porque o goleiro alvirrubro espalmou para escanteio.

— O placar não chega a surpreender, pois eles estão fazendo exatamente o que o Cirio pediu — revelou Adriano Paulista, meia-atacante do Riograndense, que assistia ao jogo de uma das cabines do Estádio Presidente Vargas porque estava suspenso em virtude da expulsão contra o São Paulo-RG.
Desesperado, pois uma derrota praticamente acabaria com as chances de classificação da equipe, o Inter-SM seguiu no ataque. Em uma bola alçada na área, nem Luan nem Leandro Fernandes conseguiram colocar a cabeça nela para empatar.

Em um contra-ataque, o Riograndense quase matou o jogo aos 31 minutos. Tiago Duarte recebeu sozinho e invadiu a área. No chute, o "homem Rio-Nal" tentou deslocar o goleiro Ismael, que fez um milagre ao não deixar a bola entrar. O castigo para o  veio sete minutos depois. Lucas Peres cobrou falta na área. Num bolo de jogadores, Luther subiu mais que todos, desviou de cabeça e e tirou do alcance  do goleiro Eduardo para empatar o clássico pela segunda vez, 2 a 2. Mas a surpresa do clássico viria aos 43 minutos. Em mais uma bola cruzada na área, ninguém do Inter-SM conseguiu marcar. Só que Gregori, na tentativa de tirar a bola, tocou contra e decretou a virada alvirrubra, 3 a 2. A primeira vitória do Inter-Sm na Copinha é também a primeira alvirrubra em quatro clássicos este ano (O Riograndense venceu dois e houve também um empate).

Ao fim do jogo, o técnico Cirio Quadros, do Riograndense, disse que precisa de reforços e não aceitou a derrota. O treinador expôs, publicamente, que vai se reunir com a direção do Riograndense, nesta quinta-feira, e analisar até a sua permanência no clube.

  • Ficha técnica: 

INTER-SM: Ismael; Douglas Tuchê, Luther, Gabriel, Francisco (Fabrício); Rossi, Gabriel Duarte, Lucas Peres, Leandro Fernandes (Cabral); Gustavo Sapeca (Luan) e Alex Pires.

RIOGRANDENSE: Eduardo; Anderson, Claiton, Rangel, Luiz Henrique Tosta (Ricardo Maria); Edu Silva, Gregori, Chiquinho, Egon; Giovani (Paulista), Tiago Duarte

Gols: Tiago Duarte (R), aos 6 minutos, e Leandro Fernandes (I), aos 7 minutos do primeiro tempo; Tiago Duarte (R), aos 2, Luther (I), aos 38, e Gregori (R) contra, aos 43 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Claiton e Tosta (R), Leandro Fernandes (I)
Público: aproximadamente 700 torcedores
Arbitragem: Roberto Bolzan, auxiliado por Luiz Euclides Castiglione e Solano de Oliveira.
Local: Estádio Presidente Vargas, em Santa Maria.
.
Fonte: Diário de Santa Maria - Da Arquibancada

Nenhum comentário: