segunda-feira, 7 de maio de 2012

Vitória de um, vaga para os dois

Riograndense vence o Rio-Nal do centenário e se classifica. Inter-SM também avança na competição.

 

O Riograndense completa 100 anos de existência hoje, dia 7 de maio. Mas o presente veio no sábado à tarde, na vitória de 2 a 1, de virada, naquele que foi batizado de Rio-Nal do centenário, disputado no Estádio dos Eucaliptos. Em meio às comemorações da data, o Periquito já começa a projetar a participação na segunda fase da Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho, pois confirmou a vaga com a vitória sobre o rival. Mas o lado vermelho também garantiu a classificação, apesar de ter festejado mais timidamente. Afinal, a vaga veio graças à goleada de 6 a 3 do Guarani-VA sobre o Riopardense.

Como os times de Santa Maria ficaram em chaves distintas na próxima etapa (confira em um dos quadros desta página), por conta da classificação na primeira fase, não haverá Rio-Nal na segunda fase. Até o final da tarde de ontem, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) não havia divulgado a tabela de jogos dos hexagonais, mas a disputa já começa no fim de semana que vem. E não promete facilidades.

– Se o Riograndense tem pretensão de ir adiante e conquistar a vaga na Série A, tem de encarar esta fase com muita seriedade – avisa o presidente esmeraldino, Julio Cesar Ausani.

Do lado alvirrubro, que ficou com a última vaga destinada ao Grupo 1, o presidente Mauro da Silva espera poder reforçar o elenco para brigar em igualdade com os adversários.

– Se conseguirmos trazer três jogadores bons, a gente tem condições de chegar – projeta Mauro da Silva .

O clássico – O Rio-Nal 255 foi dos donos da casa. A vitória de 2 a 1 traduziu a superioridade do Riograndense em campo. Mas o clássico começou equilibrado e levou 23 minutos para dar alguma emoção aos cerca de 5 mil torcedores que praticamente lotaram os Eucaliptos – segundo os clubes, o estádio recebeu em torno de 4 mil periquitos e de 900 a mil alvirrubros.

O time do técnico Tiago Nunes foi surpreendido aos 42 minutos do primeiro tempo, justamente quando estava melhor no jogo. O volante Rogério Patrola recuperou a bola e passou para o veterano Paulo Henrique. Ele tabelou com Léo e arriscou o chute de fora da área. A bola bateu no “morrinho artilheiro” e enganou o goleiro Guilherme Costella: 1 a 0 para o Inter-SM e festa dos visitantes.

Mas o Periquito foi fulminante no começo do segundo tempo e decretou a vitória de virada em dois minutos. Aos seis, Thiago Corrêa, um dos destaques do jogo, cobrou escanteio, o zagueiro Sandro Müller desviou, e o atacante Tiago Duarte, de cabeça, empatou a partida. Aos sete minutos, também de cabeça, o artilheiro Kelson aproveitou o cruzamento da esquerda de Tiago Duarte e deixou o Riograndense na frente: 2 a 1. O time da casa soube administrar o resultado e, no fim das contas, a festa foi em tons de verde nos Eucaliptos. Mas com classificação para os dois lados.

Fonte: Diário de Santa Maria

Nenhum comentário: