segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Dupla Rio-Nal no congresso da Série B

Chegou a hora de Riograndense e Inter-SM conhecerem, de forma definitiva, qual será o caminho a trilhar na Série B do Gauchão 2012, a Divisão Intermediária. O congresso técnico da competição está marcado para hoje à tarde na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), em Porto Alegre. Por mais que falte bater o martelo, um esboço de como deve ficar a fórmula de disputa está traçado.

O presidente da FGF, Francisco Novelletto, já adiantou que os 20 clubes devem ser divididos em dois pentagonais regionalizados na primeira fase, que começa em 4 de março, na rodada dos clássicos. Ao fim dos dois turnos, os cinco melhores colocados de cada grupo avançariam à segunda fase, e os três últimos de cada seriam rebaixados à Série C. A segunda fase também seria em turno e returno, classificando os dois primeiros de cada pentagonal para o tradicional quadrangular final.

Praticamente não há discordância quanto a esses detalhes. O que pode causar divergência é quanto ao número de clubes que sobem para a Série A. O presidente do Riograndense, Julio Cesar Ausani, que chegou a propor uma prévia do congresso técnico, apoia a fórmula de disputa, mas continua um fiel defensor de um rodízio em que quatro iriam da Divisão Intermediária para a Série A, de onde outros quatro seriam rebaixados.

Já o presidente do Inter-SM, Mauro da Silva, diz que a fórmula da competição não tem tanta importância, mas teria a garantia de Novelleto de que em 2012 subiriam três da B para A, de onde cairia outro trio. A partir de 2013, começaria a alternância entre quatro clubes, como é a ideia de Ausani.

É esperar para ver o martelo ser batido no encontro de hoje à tarde. O Periquito estará presente com uma comitiva liderada pelo presidente Ausani, enquanto o gerente de futebol Dalton Luiz Amorim Melo, o Foguinho, será o representante do Inter-SM.
 
Fonte: Da Arquibancada - Vinícius Dias

Nenhum comentário: