terça-feira, 8 de abril de 2008

Garra, suor e a classificação


Em um jogo de muita pegada, Inter-SM vence o Sapucaiense por 2 a 0 e avança para as semifinais
Anderson Bill e Alê Menezes usaram a cabeça para marcar os gols e garantir a vaga

Como explicar que uma equipe que até seis meses atrás lutava para sair da Série B, hoje comemora uma vaga na semifinal do Gauchão. Talvez não seja a única explicação, mas, garra, com certeza, é a principal delas. Pois foi na base da pegada que o Inter-SM superou o Sapucaiense ontem, no Estádio Presidente Vargas. O colorado fez 2 a 0 com autoridade, garantiu o seu lugar entre os quatro melhores do Estado e disputará vaga na final contra o Juventude. Mérito dos comandados de Paulo Porto, que, como prêmio, festejam a classificação para a Série C do Campeonato Brasileiro.

Com Vainer recuperado, o time do Inter-SM que começou a partida de ontem foi o mesmo do jogo de ida na semana passada. Porém, a atitude dos jogadores colorados não lembrou em nada a atuação no Estádio Cristo Rei. Com uma marcação sob pressão desde o primeiro instante, o Inter-SM amordaçou o Sapucaiense.

Os temidos contra-ataques de Maicon Sapucaia e companhia mal deram o ar da graça. A solidez defensiva do Inter-SM é uma das explicações para a vitória incontestável de ontem. A outra estava um pouco mais à frente.

Jean Michel e João Paulo infernizaram a defesa do Sapucaiense, principalmente pelo setor direito de ataque. Foi por ali que saíram as melhores jogadas do Inter-SM no primeiro tempo. Aos 10 minutos, Jean Michel driblou o zagueiro Lacerda e cruzou na medida para Alê Menezes. O centroavante dominou com estilo e bateu forte, mas em cima de Eliandro. Dezessete minutos depois, outra vitória de Jean Michel sobre Lacerda, mas dessa vez o cruzamento veio rasteiro. Dias tocou para fora quando Alê Menezes armava a conclusão na área.

A insistência do Inter-SM nas jogadas de linha de fundo surtiriam efeito logo depois. Chiquinho cobrou o escanteio de pé trocado no segundo pau. E o zagueiro Anderson Bill, que já havia feito o gol salvador em São Leopoldo, tratou de repetir o feito: subiu mais alto que a defesa e, de testa, tocou firme para o fundo das redes. O goleiro Eliandro ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o primeiro gol do Inter-SM.

Na volta do intervalo, seria natural que o Sapucaiense saísse para o jogo em busca de pelo menos um golzinho. Aos três minutos, Goico precisou fazer um milagre para evitar o gol na cabeçada de Leandro Safira. Já aos 23, foi a vez de Anderson Bill salvar a pátria colorada. O zagueiro tirou a bola praticamente de dentro do gol após um chute de Brida.

Definição - A resposta do Inter-SM demorou um pouco, mas, quando veio, foi definitiva. Cassel resolveu se aventurar no ataque e cavou uma falta na entrada da área. Como Chiquinho já havia sido substituído, Vainer cobrou. Aí, aos 38 minutos, entrou em cena o centroavante Alê Menezes. A bola cruzou toda a extensão da área do Sapucaiense até encontrar o matador colorado, que entrou de peixinho para fazer o seu, o gol da tranqüilidade e da festa na Baixada.

A comemoração poderia ter sido ainda maior se o árbitro Márcio Chagas tivesse marcado um pênalti sobre Silvano, aos 34 minutos, ou então se Márcio Rozário tivesse acertado o chute depois de uma bela arrancada, aos 45 minutos. Mas o placar de 2 a 0 foi suficiente para colocar o Inter-SM entre os quatro melhores do Estado.

- Durante todo o campeonato, só falavam em dupla Gre-Nal. Só que no futebol, ninguém ganha nada por antecipação - desabafou Alê Menezes.

Diário de Santa Maria
07/04/08

Nenhum comentário: