quinta-feira, 28 de junho de 2012

RETROSPECTO: Prejudicado pela situação financeira, Inter-SM fez uma campanha de superação

Após ser rebaixado para a Divisão de Acesso depois de quatro temporadas na elite do futebol gaúcho, o Coloradinho da Baixada iniciava a temporada 2012 buscando uma retomada na sua história. Com a parceria firmada em 2011 com o Grupo MR do empresário Marcos Rodrigues, o alvirrubro iniciou uma reestruturação no modelo da gestão do clube, que não teve o apoio prometido e fracassou no primeiro semestre de 2012.

Na apresentação oficial, ocorrida em 16 de janeiro na Choperia Alemanha, um grupo de 29 jogadores foi apresentado. Com média de idade abaixo dos 25 anos, o grupo formado por uma mescla de jogadores experientes e conhecidos da torcida como os zagueiros Morelli, Darzoni e o meia e lateral Vainer com jovens como o meia Léo, Marquinhos e o uruguaio Enzo Scorza, realizou boas partidas e se manteve invicto dentro do Presidente Vargas até o último jogo da primeira fase, quando perdeu para o Brasil-PE por 2 a 1 na noite de 2 de maio. Depois de empatar com o maior rival em 2 a 2 na estreia e perder para o Xavante na segunda rodada, o time treinado por Sérgio Savian conquistou 13 pontos nas 6 partidas seguintes e embalou no campeonato com as vitórias sobre Guarany-Cm, 14 de Julho, São Paulo e Guarani-VA e empate com Rio Grande no sul do estado. Com a situação financeira cada vez mais delicada e apenas o vencimento do primeiro mês pago ao grupo profissional, a diretoria convocou a imprensa para pedir ajuda à cidade, já que o Grupo MR, responsável pela folha de salarial do clube, que somava 62 mil reais, não cumpriu o acordo previsto no contrato de gestão firmado em 2011.

Armado com um trio de zagueiros, formado por Darzoni, Morelli, Xavier e seguidamente pelo volante Rossi, o time ganhava entrosamento principalmente no meio-campo composto por Patrola, Paulo Henrique, Léo e Vainer. Com Lucas Campos e Magno alternando o comando do ataque,  a equipe alvirrubra respondia dentro de campo e chegou a ocupar a segunda posição na tabela do Grupo 1. A essa altura, no final do primeiro turno, mesmo com os salários atrasados, o grupo do Inter-SM alcançava 86,6% de aproveitamento no retrospecto dentro do Presidente Vargas com 4 vitórias e 1 empate. Ainda sem Enzo, lesionado no início da competição, o técnico Sérgio Savian teve mais uma baixa para o ataque. Com a pressão das dívidas, a direção acabou dispensando o artilheiro do time, Magno, autor de 4 gols em 7 jogos com a camisa colorada. Mesmo com a manifestação da torcida, que através do técnico em enfermagem André Bortolotto, recolheu em uma urna, R$ 1.165,00, distribuído entre o grupo de jogadores, as dificuldades persistiam. Dentro de campo, a equipe correspondia e encaminhava a classificação à segunda fase demonstrando muita garra, principalmente nos jogos diante do torcedor santamariense.
Já na reta final da primeira fase, Fabiano Veiga também deixou o clube, terceiro desfalque no setor ofensivo que prejudicou ainda mais os planos do treinador Savian. Após duas derrotas seguidas, para Guarany-Cm e Brasil-PE que custou a invencibilidade do time em casa, o colorado de Santa Maria foi para o clássico Rio-Nal precisando vencer para continuar na disputa. Mesmo derrotado por 2 a 1 no duelo disputado no estádio dos Eucaliptos, o Alvirrubro passou à segunda fase beneficiado pela goleada do rebaixado Guarani-VA sobre o Riopardense, que deixou o clube de Santa Maria em sexto com 24 pontos com uma campanha de 6 vitórias, 6 empates e 6 derrotas.

Com a saída de mais um atacante, Michel, e do preparador físico Marcelo Duarte, e sem dinheiro para contratar, a cúpula do futebol formada pelo presidente Mauro Martins, o vice Paulo Brandt e o diretor executivo Foguinho, teve que buscar jogadores sem custo. Nessas condições, o ala direito Guilherme Santa e o atacante Jean Both, chegaram à Baixada para ajudar o Colorado na sequência da Divisão de Acesso.
Enquanto os principais concorrentes reforçavam a equipe para a disputa nos dois grupos que apontaria os 4 finalistas entre os 12 participantes, Savian  foi vendo o sonho de levar o Inter-SM de volta à primeira divisão cada vez mais distante. Com 84 anos comemorados no dia 16 de maio, o clube não teve mais motivos para celebrar. Em meio a lesões, o lateral-direito Tecko também se desligou do clube. Com 4 derrotas e 1 empate conquistado diante do Glória no Estádio Presidente Vargas, as chances de classificação foram se esgotando e o grupo já limitado, foi perdendo força. Ao final do primeiro turno da segunda fase, o centroavante Lucas Campos completou a lista de saídas. Já com um grupo enxuto e com a presença de muitos jogadores juvenis, o colorado venceu o Guarany-Cm na última partida e encerrou a participação somando mais um ponto ao empatar com o Esportivo por 0 a 0 no estádio da Montanha. Com os 4 pontos somandos nos dois últimos jogos, a equipe acabou na lanterna do grupo 4 com 6 pontos em 10 jogos. No geral, foram 28 jogos com 7 vitórias, 9 empates e 12 derrotas. Foram 33 gols marcados e 43 sofridos.

Agora, o clube se prepara para a disputa da Copa FGF Hélio Dourado que inicia em 05 de agosto e luta para quitar as dívidas com o elenco que terá poucos atletas para a disputa da Copinha. Com a base formada por jovens promessas que foram até às quartas-de-final da Copa FGF Juvenil, o clube da rua Ana Nery ainda passará por eleição presidencial depois de iniciar a disputa.

Fonte: EsporteSul.com

Nenhum comentário: